Dr. Melodia

Alan Cruz, o Doutor Melodia, acredita na música como uma ferramenta para promover a saúde. Começou cantando e tocando para os pacientes do laboratório Sabin, logo que chegou a Brasília, em 2005. Como sempre foi um entusiasta do trabalho voluntário, em 2008 ele criou o projeto Remédio Musical (www.remediomusical.com.br), onde reuniu músicos interessados em doar seu talento.
Desde então o Doutor Melodia já se apresentou gratuitamente em 19 capitais do país, e canta toda semana em hospitais do Distrito Federal. Além disso, também leva música e alegria a creches, casas de idosos e Centros de Atenção Psicossocial (CAPs).
“A música pode representar um alívio, uma companhia, uma lembrança, uma palavra amiga, uma mensagem positiva, e assim atuar como um complemento no tratamento de doenças”, explica Alan Cruz, o Doutor Melodia.
Alan é musicoterapeuta, licenciado em Música e formado em Canto Popular na Escola de Música de Brasília. Possui dois CDs gravados e um documentário sobre o seu trabalho voluntário em hospitais.
Nascido na pequena cidade de Livramento de Nossa Senhora – BA, Alan Cruz iniciou sua carreira musical aos dez anos, ainda em família, cantando na Banda “Irmãos Sorriso”, conhecida na região do Sudoeste Baiano.
Desde que se mudou para Brasília, em 2005, vive exclusivamente de sua arte, como compositor, violonista, cantor e intérprete. Realizou diversos shows em teatros e espaços culturais de Brasília. Também se apresentou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, no Teatro Nacional e em festivais de música na Argentina (2009 e 2010) e no México (2005).
Atualmente, como Doutor Melodia, percorre o Distrito Federal e o país, cantando para pacientes e apostando na música como um instrumento terapêutico e de transformação: “Quero levar esperança, amor e paz às pessoas, celebrar a vida.”